Design sem nome (35)

Creche

A Creche ASAS Ponte Rol surgiu do sonho de haver uma creche que pudesse dar resposta às necessidades das famílias da freguesia da Ponte do Rol e de outras localidades próximas. No dia 4 de Novembro de 2018  esse sonho tornou-se realidade.

Somos uma resposta social concebida para acolher crianças dos 4 meses aos 36 meses. A nossa missão é proporcionar às crianças a oportunidade de descobrir que através da brincadeira podem explorar, experimentar e descobrir caminhos com segurança e autonomia. Consideramos que a relação afetiva que estabelecemos com cada criança é a base de todas as aprendizagens. Acreditamos no potencial de cada criança e confiamos nas suas capacidades, que ajudamos a desenvolver.

Os nossos serviços primam pelo Rigor, Transparência, Empenho, Dedicação e Afeto com que cada um de nós se entrega no dia a dia.

Os primeiros anos de vida são cruciais para a construção do ser humano, dos seus valores e carácter. Assim, nesta fase, são extremamente importantes os estímulos adequados para as suas aprendizagens e desenvolvimento saudável.

Proporcionamos à criança a oportunidade de realizar novas descobertas, desenvolver a sua curiosidade e viver diferentes experiências, tendo em vista prepará-la para uma melhor integração na sociedade em que se insere, participando nesta de forma consciente, ética e criativa.

Design sem nome (32)

Igualdade de oportunidade para todas as crianças

A partir de Setembro, a Segurança Social vai assegurar o pagamento das creches, incluindo a alimentação, higiene, atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, inscrição e seguros e prolongamento de horário. Esta é uma medida essencial para promover a igualdade de oportunidades. As crianças crescem mais felizes logo a partir do primeiro ano de vida e as famílias vêem o seu rendimento mensal disponível crescer.

Quem pode beneficiar?

Em 2022, a creche será gratuita para todas as crianças nascidas a partir de 1 de Setembro de 2021, que frequentem uma creche no sector social e solidário. Esta gratuitidade vai acompanhar a criança durante os anos em que frequentar a creche.  Todas as crianças do 1º e 2º escalão, seja qual for a sua idade, continuam a beneficiar da gratuitidade.

Quem tem direito a vaga?

O acesso à creche tem agora critérios que ajudam a definir a prioridade das inscrições. Têm prioridade crianças de agregado familiar economicamente vulneráveis, mas também crianças que tenham frequentado a mesma creche no ano anterior, crianças com deficiência, crianças com pais menores de idade, destinatários de assistência pessoal ou que sejam cuidadores informais principais, crianças destinatárias da “garantia para a infância”, ou cujos pais vivam ou trabalhem na área de influencia da creche, entre outros.

MENSALIDADE

A mensalidade (o valor pago pela utilização dos serviços e equipamentos sociais) será gratuita para todas as crianças nascidas a partir de 1 de Setembro de 2021, que frequentem uma creche no sector social e solidário. Esta gratuitidade vai acompanhar a criança durante os anos em que frequentar a creche.  Todas as crianças do 1º e 2º escalão, seja qual for a sua idade, continuam a beneficiar da gratuitidade. As outras crianças a mensalidade é determinada em função da percentagem definida para esta resposta social, a aplicar sobre o rendimento per capita do agregado familiar.

*Com Acordo de Cooperação da Segurança Social.

INSCRIÇÃO

A inscrição é feita pelos pais, encarregados de educação, ou outros por eles indicado, a partir de 16 de janeiro a  14 de abril de cada ano, na creche ou por email com a ficha de inscrição que pode descarregar AQUI

Agradecemos o envio da ficha de inscrição para o email:

creche@asasponterol.com